
Não quero apenas a sorte, quero, ao destino, um norte. Nem tampouco, meramente, esperar a morte. Quero viver a vida com o espírito de um forte.
Quem dera fosse fácil a existência. Superar as expectativas alcançando a independência. Quem dera eu fosse um hábil humano e, com decência, atingisse meu máximo com incomparável competência.
Queria poder ser mais que sou, desde a partida - afinal, a gente se camufla desde o começo da vida. Ora somos o melhor filho, ora o melhor amante da amada querida... Quando sobra tempo ao que sonhamos na infância perdida?
Quem dera viver fosse fácil ou fosse doce... Na vida, nada se pega (e nem se prega) sem martírio que fosse trazer a redenção (ou não) ao fiel e ao pagão. O que Deus quer de todos nós? Mesmo que a sós, um exemplo de amor - ou não?
Amor Deus queria quando escreveram seus livros... São tantas as religiões, mas a qual delas eu sirvo? Eu mesmo não sei, quem dera soubesse... Nem Jesus pediu que seguissem somente o que ele dissesse.
Por ora vejo que há tantos pregadores da fé. É pastor de carro importado e o fiel a pé? Que fé é essa que enriquece o dominante com a palavra? O fiel pra pagar dízimo acorda cedo e até tarde se acaba.
Que Deus é esse que quer construir na sua sacada um cinema intocável que passa história marcada pra terminar quando Ele quer, afinal Ele manda? Quem disse que seria assim? Nem cheguei ao mundo e já quer que eu pague a comanda?
Que pecado eu fiz então quando Adão sucumbiu? Que cobra era aquela que ele escolheu e seguiu? Quem era eu que nem mesmo havia nascido, mas Deus, desde então, aplicou em mim um castigo?
E a Eva, eu pergunto: que moça era aquela? É verdade que Deus me castiga pela maça que foi dela? Que mal eu fiz a Deus pra já nascer castigado? Adão, Eva e cobra, em conluio, me fizeram condenado?
Deus espera muito de nós, é fato. Quem dera fosse fácil aceitar "pagar o pato". Mas nem mesmo há consenso quanto à Sua palavra, Deus. Quem dera houvesse trégua para nós, filhos Seus.
Cansado, então, sigo de cá esperando... Que venha a solução para nós. Estamos aqui caminhando? Chegado o dia em que Deus enfim nos perdoe: teremos pagado a conta - mesmo que doe?
Faz tempo que sonho com um mundo de esperança. Sonho hoje, adulto, e sonhei quando criança. Peço ainda a Deus que nos retire o luto pela morte do Éden. Desde o início eu luto, mas quantos de nós cedem?
De fato é difícil aceitar tudo calado. Ajude meu Deus, estou aqui (,) obrigado. Também é filho Teu o pobre na esquina que pede um trocado. Tão filho quanto Adão, mas o que ele fez pra ser culpado, o coitado?
Deus, Jeová, Alá, quem quer que seja, ouçam o pedido que faço, a humanidade almeja: deixem o povo seguir, conforme queira, no bem. Claro, com amor, fraternidade, educação.. Enfim, amém!
Deus, Jeová, Alá, quem quer que seja, ouçam o pedido que faço, a humanidade almeja: deixem o povo seguir, conforme queira, no bem. Claro, com amor, fraternidade, educação.. Enfim, amém!
Pedro Igor Guimarães Santos Xavier
____________________________________
Texto escrito em julho de 2015