quarta-feira, 23 de dezembro de 2015

Ah, se Jesus pudesse opinar...!

O que vem a ser heresia? Heresia seria, resumindo, algo como: trajar a "moral" do discurso religioso em outra roupagem, como numa nova abordagem, uma nova "moral" (ou até mesmo "imoral") enviesada por interesses mais ou menos, quais sejam, escusos. Pensando nisso, resumo: heresias cometem aqueles que adaptam o discurso religioso para de acordo com os interesses seus ou de alguém, qual seja ele - e não Ele. 
de Cândido Portinari

Sempre foi assim. Heresias temos às tantas, em ações e discursos enviesados, em roupagem meramente "humana" e nada elevada, nada espiritual ou que nos pretenda tornar melhores. Entretanto, vemos às tantas, elevarem-se vozes como sendo discurso de Deus - mas dEle nada têm.

Heresia não seria também cobrar o dízimo, p.ex.? Jesus não pregou isso. Isso não consta na religião que Ele trouxe. Ele ensinou compartilhar, não julgar e amar - acima de tudo. Perdoar faz parte, claro! Pregam, entretanto, que dar do que se têm a um religioso qualquer é algo como obrigação do fiel, como se Deus fosse castigar ou menosprezar quem não deu sua parcela, elevando à condição de "favorito" aquele que mais doou. Estou vendo errado? 

A imensa dificuldade que temos em entender a mensagem de repartir, de abdicar dos poderes e das riquezas (doando/dando de si e de seus bens aos pobres e apenas seguir na fé para ajudar), representa e resume muito de nossa pequenez e escassez de compreensão de coisas de fato elevadas. Ainda somos demasiado humanos - rememorando Nietzsche. 

O que Jesus queria de nós? Sempre ajudar, amar, perdoar... Tanto que, é parte da Bíblia, quando ele insinua que aqueles que muito têm acabam por terem dificuldades de adentrar ao céu. Amar, perdoar, ajudar... Tudo isso visando elevação espiritual - e moral, claro, como resultado humano para além do espiritual, vejo assim. Não vemos isso? 

Não somos todos hereges então? Estamos todos afastados de Deus, da religião como um todo. Da essência que nos faria elevar espiritualmente e moralmente nossa sociedade. Mas estamos atrelados demais ao processo de julgar e atolados demais na ânsia de poderes materiais e de doutrinação enviesada. Afinal, caso estivéssemos mesmo praticando religião, saberíamos enxergar que religião vem de 'religare'? Não! Estamos mal, então! 

Concluí coisas tristes. Se heresia é afastar-se do discurso religioso original, portanto, trajando o novo discurso em nova roupagem (meramente humana, que seja, com esse ou aquele interesse impetrado em disfarce), cabe-nos refletir sobre: de todos os que temos bradando por aí, tendo como álibi para suas intolerâncias a religião: quem age com retidão e não se faz herege nesse ou naquele ponto? Quem não? Que atire a primeira pedra!
Pedro Igor Guimarães Santos Xavier
______________________________________________
Texto escrito em junho de 2015.