quarta-feira, 23 de dezembro de 2015

Pare de fazer somente as suas obrigações e passe a fazer a diferença

O mundo está repleto de gente trabalhando, não? Sim! Há desemprego? Há, decerto. Mas quantos trabalham pelo bem, mesmo que oficialmente no ócio? Poucos? Alguns? Muitos? Não sabemos! Não haverá tão cedo estatísticas quanto a isso - se é que um dia haverá elas.

Chega um dia em que todos tentam dissuadir-nos de nossos sonhos altruístas. Se você quer se formar e ajudar as pessoas, lhe dirão: "isso não dá em nada! Cedo ou tarde você vai ver!", ou "melhor você se adaptar. As coisas são assim!". Apóstolos do caos, há em toda esquina. Defensores dessa causa: a inércia do caos, há aos montes! Faça a diferença! 

Saiba, desde logo, que muitos o prejudicarão, outros tantos tentarão te convencer de parar, a maior parte vai simplesmente ignorar que você existe e que quer fazer algo pelo bem comum! Mas, digo: não desista! De tão acostumados a desistir, estamos acostumados com o caos. É uma idiotice, não? Pode ser um simples fato correlato à nossa incapacidade de pensar nas outras pessoas, no coletivo e, como sempre, de estamos "lavando as mãos" diante de nossas responsabilidades diante do mundo. Mas: não desista!

Se você acorda pela manhã insatisfeito com o mar de injúrias que pessoas de bem recebem; ou indignado com as pessoas jogadas nas ruas que todos fingem não ver; ou chora de ver pessoas que querem alcançar uma vida confortável e boa parte da população fica insatisfeita quanto aos avanços delas - quer seja podendo hoje pegar aviões, coisa rara há décadas atrás, ou ter seu carro "zero", saiba: você merece lutar pelos seus sonhos! Você merece ter força no seu grito! Você não precisa virar mártir - você sabe disso, mas não se conforma de ninguém fazer qualquer coisa para o bem comum! 

Você quer ajudar, mas todos querem te convencer do contrário. Isso é fato! Ou ainda querem te convencer de que não vale a pena e que nada vai mudar! Esqueça os clichês negativos... Mude! E, para isso: pare de fazer somente as suas obrigações e passe a fazer a diferença! Isso é o que nos moverá a um mundo melhor! 

Eduardo Galeano trouxe uma das frases mais belas de nossos tempos quando disse algo assim: "pessoas pequenas, em lugares pequenos, fazendo coisas pequenas, ainda hão de mudar o mundo"! Mude o mundo! Comece pelas suas atitudes, agindo no seu entorno. E nunca, nunca desanime aquele que se demonstrar interessado em fazer algo, em sair do "mais do mesmo" que, entorpecidos, mantemos no discurso e nas ações! Quem quiser, que lhe siga ou que não opine!. Ademais: nunca desanime!
Pedro Igor Guimarães Santos Xavier