quarta-feira, 23 de dezembro de 2015

Intolerâncias... Até quando?

Abaixo os diferentes! É isso? Morte ou cadeia aos "degredados" da justiça social - justiça essa que achamos existir? Quebrem-se as santas e outras imagens como manifestação de fé de representantes de deus? Criminalizem-se homossexuais por essa ou aquela menção a uma figura sacra ou simplesmente por serem homossexuais? É isso? Então, pronto!

tirinha de "Mafalda", personagem do cartunista argentino Quino
Estão conseguindo fomentar o caos de forma muito bem tramada e criar a sociedade ultra-moralista e pseudo-intelectual (bem como pseudo-cristã ou pseudo-religiosa, a bem dizer). Intolerâncias infindas passando despercebidas nos jornais. Afinal, interessante mesmo é somente a corrupção que aparentemente descobrimos agora - embora exista desde 1500. Não? 

Temos já um país em crise financeira. Temos já vilões da nação bem delimitados na mídia - quem não é contrário cegamente ao governo atual ou quem não apoia também cegamente a oposição azul corriqueira. Morte aos comunistas...? Temos cenário de aplausos para parlamentares que bradam inclusive contra essa ou aquela mulher sentenciando frases que insinuam incentivo a estupro... Onde estamos e, mais ainda: para onde vamos?

Pedras, paus e panelas na cabeça de quem não seja cristão, heterossexual, defensor do modelo capitalista vigente, do sudeste ou do sul, cegamente contrário ao governo atual, bem sucedido aos moldes da "meritocracia" (ou seja: abaixo os que recebem auxílio do governo)... É isso?

Eis que temos um cenário promissor. Alemanha e outros países já passaram ou passam por coisa semelhante. Mas estudar história nunca foi nosso forte.
Pedro Igor Guimarães Santos Xavier
__________________________________
Texto escrito em junho de 2015.